sexta-feira, 23 de julho de 2010

Estudo da rede Habbo Hotel mostra que jovens são contra downloads ilegais

A pesquisa, que entrevistou mais de 40 mil usuários brasileiros do site, revela que maioria prefere comprar músicas e filmes em lojas reais.

Um estudo realizado pela rede social Habbo Hotel aponta que os jovens brasileiros são contra os downloads ilegais: 39% dos entrevistados afirmaram estar conscientes do prejuízo causado à industria do entretenimento e 31% disseram que isso é errado e não deve ser feito.

De origem finlandesa, o Habbo Hotel se diferencia de outras redes sociais por oferecer um ambiente "socialmente seguro", de acordo com a empresa. O site se apoia em moderação ativa, na educação do usuário e em filtros de linguagem, e é patrulhada por moderadores adultos que acompanham as discussões e banem usuários mal comportados.

O levantamento, que foi realizado dentro da rede voltada a adolescentes, ficou no ar durante uma semana do mês de janeiro e recebeu 41.194 respostas. Cada usuário respondeu apenas uma vez ao questionário, de acordo com a empresa.

Lojas reais
A pesquisa também mostrou que 62% dos internautas preferem adquirir músicas e filmes em lojas reais, pagando pelo produto. Em relação ao consumo digital, 82% utilizam apenas sites de acordo com leis de direitos autorais, como o Youtube e o iTunes.

Quando perguntados sobre o que reduziria o compartilhamento ilegal, a maioria dos entrevistados respondeu que seria a consciência de que a pirataria diminui a quantidade de filmes e músicas, já que a renda dos setores de produção da indústria são comprometidos pelas atividades ilegais.

Segundo dados divulgados pela empresa e referentes a janeiro de 2010, o Habbo Hotel tem 162 milhões de usuários registrados e alcança a marca de 16,5 milhões de visitantes únicos mensais.

A rede social Habbo Hotel é o principal produto da empresa finlandesa Sukale. Fundada em 2000, a empresa tem 12 escritórios ao redor do mundo e emprega 270 funcionários.

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